Diferença entre EaD e ensino mediado por tecnologia
Geralmente os termos para se dirigir ao ensino a distância, são confundidos dando um significado errôneo, como por exemplo, “educação a distância” ou “aprendizagem a distância”. O uso desses termos é equivocado, pois não há uma aprendizagem a distância, já essa ocorre no indivíduo, não cabendo ao docente e sim ao aluno. No entanto, um ensino a distância é totalmente possível.
Tradicionalmente, o EaD era feito por meio de cartas, testamentos e livros, ou seja, com baixa tecnologia.
O objetivo do ensino a distância é obter uma forma de promover a educação, seja usando a tecnologia, seja telecomunicação como hoje em dia, ou utilizando de amparos mais clássicos como antigamente. No entanto, os defensores da tecnologia dizem que esta permite que a distância deixe de ser um fator limitante no ensino, pois o viabiliza sem necessidade de contiguidade espaço-temporal (além de dar ao aluno a opção de assistir às aulas na hora que puder, permitindo uma flexibilidade).
Já a aprendizagem mediada por tecnologia é uma ramificação do Ensino a Distância. No entanto, de acordo com alguns estudiosos, esta permite uma aprendizagem realmente significativa, já que viabiliza um ambiente rico em possibilidades de aprendizagem em que as pessoas interessadas e motivadas podem aprender qualquer coisa sem precisar se tornar vítimas de um processo de ensino formal e deliberado. Nesse caso, a aprendizagem é apenas mediada pela tecnologia, como ferramenta instigadora de um ensino mais dinâmico e eficaz.
Esta então, pode ser utilizada para viabilizar três pilares:
- em apoio ao ensino presencial;
- em apoio ao ensino a distância;
- em apoio à autoaprendizagem.
É importante destacar que diferentemente do EaD, o ensino mediado por tecnologia não permite uma flexibilidade de escolha de horários, pois nele, o professor/tutor e o aluno estão temporalmente conectados.
Autora:
Profª. Me. Mara Regina Mellini Jabur
Coordenadora do Curso de Gestão Empresarial.
Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho