Em nosso cotidiano, muitas vezes nos deparamos com algumas afirmações e indagações:

  • Você gasta muito! Tem que gastar menos.

  • Quanto você gastou nas compras?

  • São tantas contas para pagar...precisamos diminuir nossas despesas.

  • Quanto custou essa roupa?

Afinal, essas palavras fazem parte do cotidiano, e sua utilização é tão corriqueira que provavelmente você nunca pensou se existe uma diferença de significados entre tais termos.
Provavelmente você nunca questionou se há diferença nos significados dessas palavras pois aprendeu que são sinônimos, ou seja, possuem um mesmo significado.
Fazendo um breve exercício, essas palavras, a priori, realmente podem ser tratadas como sinônimos. No dia-a-dia, entende-se que tais palavras significam uma saída de recursos, ou seja, menos dinheiro no seu bolso.
Porém, para o mundo das finanças, essas palavras e seus significados são semelhantes, mas não são sinônimos. Então:

  • Gasto: é um sacrifício financeiro (imediato ou não) na aquisição de um bem ou serviço. Ou seja, ao se comprar um bem ou adquirir um serviço, fazemos mediante a promessa de uma remuneração, pagamento, o qual pode ocorrer à vista (no ato da transação) ou a prazo (em um determinado período após a transação);

  • Custo: um gasto (?) decorrente para a produção de um bem, compra e habilitação para comercialização de uma mercadoria ou prestação de um serviço, o qual, obrigatoriamente tem de ser identificado como pertencente ao processo produtivo;

  • Despesa: um gasto (de novo?) auxiliar, mas não menos importante, decorrente para a comercialização de um bem ou serviço, ou que faz parte da manutenção da estrutura da organização.

A característica que diferencia o custo de uma despesa é que esta não ocorre no processo produtivo, não faz parte dela, enquanto o custo tem como característica fazer parte do processo produtivo, quer seja na fabricação ou aquisição de um bem para revenda. O custo tem a capacidade de ser atribuído ao produto. A despesa é mais genérica.
A partir do exposto, é possível observar que tanto o custo como a despesa são gastos (ah...), mas são gastos distintos entre si.
Outro grande problema em custos e despesas é definir, principalmente na atividade de prestação de serviços, quando um termina e o outro começa. Mas essa discussão fica para outro artigo...
 
Autor: Prof. Msc. Leandro Vila Torres
Coordenador do Grupo de Trabalho e Estudos Avançados em Custos e Controladoria - GTCC

Compartilhe

Últimas notícias